It is currently Sun Apr 30, 2017 10:00 am




Post new topic Reply to topic  [ 7 posts ] 
 RECICLAGEM 
Author Message
Tran-Z
Tran-Z
User avatar

Joined: Thu Jun 07, 2007 9:16 pm
Posts: 1128
Location: Lisboa
Post RECICLAGEM
Aproveito este tópico para esclarecer algumas dúvidas que ainda subsistem sobre os procedimentos correctos de reciclagem. Partilhem, acrescentem informação e, sobretudo, pratiquem!



FONTES E SÍTIOS ÚTEIS:
- RECICLAR NO SEU MUNICÍPIO
- OMEUECOPONTO.PT
- Sociedade Ponto Verde
- Agência Portuguesa do Ambiente
- Amb3E (equipamentos eléctricos e electrónicos)
- ERP Portugal (equipamentos eléctricos e electrónicos)
- Proteste
- Lisboa Limpa - CML
- AMI E O AMBIENTE (reciclagem de óleos alimentares, consumíveis informáticos e radiografias)



Em 2005 deveríamos ter reciclado, no mínimo, 25% dos resíduos que produzimos diariamente. Mas, os valores atingidos ficaram longe da meta. A recolha selectiva perfez apenas 9% dos resíduos produzidos, dos quais nem todos foram encaminhados para a reciclagem (devido aos refugos na operação de triagem).

Quanto aos resíduos de embalagem, há novas metas a atingir até 2011: 22,5% para o plástico, 50% para o metal, 60% para o vidro, papel e cartão, e 15% para a madeira. A sua contribuição é, por isso, muito importante. Não se esqueça de que a separação de resíduos para reciclar não está limitada aos ecopontos. Nos ecocentros também pode entregar outros materiais, como óleos usados, electrodomésticos velhos, madeira, etc.

Em 2005, cada um de nós produziu cerca de 1,24 kg de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) por dia. Destes, mais de um quarto corresponde a embalagens passíveis de ser recicladas e dois terços são resíduos biodegradáveis que poderiam ser encaminhados para compostagem.

Exerça os seus direitos e deveres de cidadão, exija mais e melhores condições de higiene e recolha de resíduos à sua junta de freguesia e câmara municipal e contribua para a cidadania na sua comunidade. Mais contentores, melhor recolha, maior diversidade de serviços, mais informação.



Como separar as embalagens usadas?
Separar em casa as embalagens usadas (metal, plástico, papel, cartão e vidro) é o primeiro passo para a sua reciclagem. Deve ter em conta algumas regras básicas:
* se o seu município já faz a recolha selectiva dos resíduos orgânicos (restos de comida, por exemplo) com vista à compostagem, separe-os, então, das restantes embalagens que ainda não podem ser recicladas;
* retire tampas e rolhas, pois, na maioria dos casos, são feitas de materiais diferentes da embalagem que vedam;
* escorra o conteúdo das embalagens e, para evitar maus cheiros, passe-as por água (frascos ou garrafas de iogurte, por exemplo);
* para poupar espaço, em casa e mesmo no ecoponto, espalme as embalagens (caixas, embalagens de cartão para alimentos como o leite ou sumos, garrafas e garrafões de plástico) sempre que possível;
* embora práticos, os contentores específicos para separar os resíduos em casa não são imprescindíveis. Os sacos de plástico usados servem perfeitamente. Depois de os utilizar, deposite-os no contentor amarelo do ecoponto.
* colocar os objectos no ecoponto um a um, e não em sacos fechados com que transporta os materiais para o ecoponto. Desta forma facilita a separação que se efectua de seguida na Estação de Triagem.

Image



Posso colocar copos, pratos e talheres de plástico descartáveis no Contentor Amarelo?
Não. Este tipo de objectos não faz parte das embalagens e deve ser colocado no contentor de lixo comum (resíduos indiferenciados). Nos ecopontos apenas devemos colocar embalagens usadas; as únicas excepções são os jornais, revistas, papel de escrita ou impressão no contentor azul e as pilhas quando existir um contentor específico para o efeito



O que fazer aos óleos alimentares usados?
Estes podem ser usados para produzir combustível alternativo ao gasóleo (biodiesel). Em Portugal, já há empresas que aproveitam o óleo de fritura para este fim, e começam a surgir os primeiros ecocentros que os aceitam. Alguns municípios também estão já equipados com contentores específicos para esta recolha, os chamados "oleões". Se este for o caso do seu município, guarde o óleo num frasco ou na garrafa de origem e entregue-o aí. Caso contrário, é preferível recolher numa garrafa os óleos alimentares usados e depositá-los junto ao contentor do lixo indiferenciado. Não os deposite no esgoto ou solos.



Toners e Tinteiros
Os toners e tinteiros, enquanto consumíveis informáticos, poderão ser entregues a empresas que constem na Agência Portuguesa do Ambiente para respectiva valorização.



Equipamentos eléctricos e electrónicos (REEE)
A responsabilidade pelo destino final destes resíduos é sempre do produtor/importador, que cobra uma taxa para a sua reciclagem ou tratamento adequados. Assim, os equipamentos eléctricos e electrónicos velhos deverão ser sempre, preferencialmente, entregues no local de compra dos novos. Para grandes quantidades deverão contactar uma das entidades gestoras de REEE – Amb3E ou ERP Portugal.



Os medicamentos devem ir para o lixo?
Os medicamentos de que já não precisa ou que estão fora do prazo de validade não podem ser deitados no lixo, nem no esgoto, dado contaminarem os solos e a água. Devem ser entregues nas farmácias. Actualmente, o destino final destes produtos é a incineração, mas o papel das caixas e dos folhetos informativos, são separados para posterior reciclagem.



Que destino dar às lâmpadas fluorescentes?
Evite deitar estas lâmpadas no lixo e, muito menos, no vidrão. As lâmpadas fluorescentes ou de descarga não podem ser depositadas no contentor do lixo indiferenciado, pois contêm substâncias perigosas que devem ser recolhidas separadamente. Quando uma lâmpada deste tipo se funde, pode entregá-la, sem qualquer custo, no estabelecimento onde vai comprar a nova. Também pode depositá-la nos centros de recolha de resíduos de equipamento eléctrico e electrónico, ou nos ecocentros que as aceitam. Mas os contentores dos ecocentros nem sempre oferecem garantias de que as lâmpadas vão chegar intactas ao destino final.



O que depositar no pilhão?
Deposite as pilhas e acumuladores (baterias de telemóvel, por exemplo) usados nos pilhões disponíveis em muitos locais de venda destes produtos, como super e hipermercados, bem como escolas, juntas de freguesia e outros locais públicos. Não se esqueça de que os retalhistas têm de aceitar, sem encargos adicionais, as pilhas e acumuladores usados dos consumidores que lhes comprem produtos idênticos. Os ecopontos e ecocentros também são locais adequados.



Óleos lubrificantes
Este tipo de resíduos paga uma taxa para ser feito o seu tratamento. Assim, no local de compra do novo são obrigados a receber o óleo usado, por troca. As oficinas dos hipermercados que vendem óleos lubrificantes devem receber os óleos usados.



CDs e DVDs
Infelizmente, segundo a APA, devem ser depositados no lixo indiferenciado, i. e., são simplesmente triturados e atirados para aterros, pois ainda não há em Portugal quem invista no seu reaproveitamento.



Image



NO ENTANTO, NÃO ESQUECER QUE...

A reciclagem não é a cura para todos os males. Mesmo que reciclássemos 100% do nosso lixo, o problema nunca estaria resolvido. Por cada caixote de lixo que enchemos em casa, outros sete resultaram dos processos de produção inerentes ao que consumimos.

GASTE MENOS! Grande parte dos recursos que usamos e do lixo que produzimos estão na quantidade de energia que consumimos. Procure oportunidades na sua vida para reduzir significativamente o consumo de energia: conduza menos, voe menos, desligue luzes, compre comida regional e da época, vista uma camisola em vez de aumentar o aquecimento, pendure a roupa lavada ao invés de secar na máquina, quando possível compre coisas usadas ou peça emprestado em vez de comprar novo material, recicle! E se puder instalar painéis solares na sua casa, ainda melhor.

DESPERDICE MENOS! A produção de lixo per capita continua a crescer em todo o mundo. Existem centenas de oportunidades quotidianas para desenvolver uma cultura de Desperdício Zero na nossa casa, escola, local de trabalho, comunidade. Utilize ambos os lados do papel, leve os seus próprios sacos de compras, recarregue os cartuchos de tinta, evite produtos com embalamento excessivo, actualize os componentes do seu computador em vez de comprar um novo, repare ao invés de substituir… a lista é interminável. Quanto mais investirmos na reutilização ao invés do desperdício, mais rapidamente cultivamos uma nova norma cultural, ou melhor, recuperamos uma já esquecida!



MÉDIA DE INTERESSE:
- THE STORY OF STUFF (documentário de 20 minutos sobre a cadeia extracção - produção - distribuição - consumo - desperdício);
- HOME - O mundo é a nossa casa (documentário produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. O filme é inteiramente composto de imagens aéreas de vários lugares da Terra. Mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está a ameaçar o equilíbrio ecológico. Mais informações aqui: viewtopic.php?f=11&t=3508)


Tue Jun 23, 2009 4:35 am
Profile
Landou
Landou
User avatar

Joined: Wed Sep 12, 2007 4:14 pm
Posts: 4110
Location: Figueira da Foz/super soap coloured bubble
Post Re: RECICLAGEM
Muito boa esta recolha de informação! =D>

Pessoalmente, confesso que por vezes fico na dúvida que produtos podem ser reciclados e onde posso colocá-los...era tão mais fácil se acrescentassem em todas as embalagens uma pequena indicação com o Ecoponto onde pode ser colocada.

_________________
"Sem barreiras na maneira de pensar
Que as palavras são pontes a atravessar..."


Tue Jun 23, 2009 12:37 pm
Profile WWW
Samissé
Samissé
User avatar

Joined: Sat Jun 06, 2009 2:50 pm
Posts: 296
Location: Canelas-Aveiro
Post Re: RECICLAGEM
Boa ideia =D>

_________________
Unite your brothers, unite your tribes
Unite yourselves, yeah just tonight



Image


Thu Jun 25, 2009 11:52 am
Profile
Samissé
Samissé
User avatar

Joined: Mon Jun 29, 2009 3:32 pm
Posts: 452
Location: in the midle of nowhere...
Post Re: RECICLAGEM
Deixo aqui uma óptima ideia de como reciclar uma obsoleta arca frigorifica aparentemente sem qualquer uso, que afinal ainda serve para qualquer coisa!...Para ecoponto no caso.... :D
ImageImage
Agora sim, imagens decentes! #-o desculpem-me o excesso ](*,) .
Aproveito e deixo imagens de 2 angulos...

_________________
Image


Last edited by MadforitGarmalas on Tue Jan 05, 2010 4:02 pm, edited 1 time in total.



Tue Jan 05, 2010 12:52 am
Profile WWW
Landou
Landou
User avatar

Joined: Wed Sep 12, 2007 4:14 pm
Posts: 4110
Location: Figueira da Foz/super soap coloured bubble
Post Re: RECICLAGEM
Credo! :shock: Coloca a imagem mais pequena, se faz favor!

_________________
"Sem barreiras na maneira de pensar
Que as palavras são pontes a atravessar..."


Tue Jan 05, 2010 1:10 am
Profile WWW
Madrak
Madrak
User avatar

Joined: Sun Aug 22, 2010 2:28 am
Posts: 41
Post Re: RECICLAGEM
sim estou a estudar o ambiente em geral e essa área é uma das minhas disciplinas.
Namaste.

_________________
Image"
Namaste. O mundo esta farto de objectos e desta manifestação destas identidades solidas ... tiramos a roupa vamos para a praia da aguda e monta-mos palhota."


Mon Sep 27, 2010 11:38 am
Profile
Madrak
Madrak

Joined: Tue Nov 08, 2016 7:52 pm
Posts: 27
Post rewq
Nice information has been published.
Watch A United Kingdom Online
Watch A Dogs Purpose Online
Watch The Great Wall Online
Watch The Circle Online
Watch Power Rangers Online
Watch Kong Skull Island Online
Watch King Arthur Legend of the Sword Online
Watch Split Online
Watch Underworld Blood Wars Online
Watch Smurfs The Lost Village Online
Watch Tulip Fever Online
Watch Alien Covenant Online
Watch A Dogs Purpose Online
Watch The Shack Online
Watch The Boss Baby Online
Watch Logan Online
Watch A Cure for Wellness Online
Watch John Wick Chapter 2 Online
Watch The Shack Online
Watch Gifted Online
Watch Baywatch Online
Watch The Lego Batman Movie Online
Watch Guardians of the Galaxy 2 Online
Watch Split Online
Watch Alien Covenant Online
Watch Baywatch Online
Watch Free Fire Online
Watch The Lego Batman Movie Online
Watch King Arthur Legend of the Sword Online
Watch Alien Covenant Online
Watch The Lego Batman Movie Online
Watch Life Online
Watch A Cure for Wellness Online
Watch Beauty and the Beast Online
Watch Resident Evil The Final Chapter Online
Watch Life Online
Watch Guardians of the Galaxy 2 Online
Watch Pirates of the Caribbean 5 Dead Men Tell No Tales Online
Watch Baywatch Online
Watch Beauty and the Beast Online
Watch Beauty and the Beast Online
Watch A United Kingdom Online
Watch Logan Online
Watch Beauty and the Beast Online
Watch Logan Online
Watch A United Kingdom Online
Watch Power Rangers Online
Watch Fifty Shades Darker Online
Watch Tulip Fever Online
Watch Kong Skull Island Online
Watch Power Rangers Online
Watch XXX Return of Xander Cage Online
Watch Resident Evil The Final Chapter Online
Watch Pirates of the Caribbean 5 Dead Men Tell No Tales Online
Watch King Arthur Legend of the Sword Online
Watch Baywatch Online
Watch Free Fire Online
Watch Gifted Online
Watch The Great Wall Online
Watch Ghost in the Shell Online
Watch Fifty Shades Darker Online
Watch Alien Covenant Online
Watch Underworld Blood Wars Online
Watch Resident Evil The Final Chapter Online
Watch Fifty Shades Darker Online
Watch The Great Wall Online
Watch The Circle Online
Watch Free Fire Online
Watch Underworld Blood Wars Online
Watch Power Rangers Online
Watch Smurfs The Lost Village Online
Watch Guardians of the Galaxy 2 Online
Watch The Boss Baby Online
Watch The Fate of the Furious Online
Watch Smurfs The Lost Village Online
Watch Kong Skull Island Online
Watch Ghost in the Shell Online
Watch The Shack Online
Watch XXX Return of Xander Cage Online
Watch The Circle Online
Watch The Shack Online
Watch A Dogs Purpose Online
Watch Kong Skull Island Online
Watch The Boss Baby Online
Watch The Fate of the Furious Online
Watch Split Online
Watch XXX Return of Xander Cage Online
Watch Underworld Blood Wars Online
Watch Life Online
Watch The Fate of the Furious Online
Watch John Wick Chapter 2 Online
Watch Free Fire Online
Watch The Fate of the Furious Online
Watch Tulip Fever Online
Watch Ghost in the Shell Online
Watch Pirates of the Caribbean 5 Dead Men Tell No Tales Online
Watch Ghost in the Shell Online
Watch The Circle Online
Watch The Boss Baby Online
Watch A United Kingdom Online
Watch John Wick Chapter 2 Online
Watch Logan Online
Watch Fifty Shades Darker Online
Watch Tulip Fever Online
Watch Guardians of the Galaxy 2 Online
Watch Resident Evil The Final Chapter Online
Watch King Arthur Legend of the Sword Online
Watch XXX Return of Xander Cage Online
Watch John Wick Chapter 2 Online
Watch Gifted Online
Watch Smurfs The Lost Village Online
Watch The Great Wall Online
Watch Life Online
Watch A Dogs Purpose Online
Watch A Cure for Wellness Online
Watch A Cure for Wellness Online
Watch Gifted Online
Watch Split Online
Watch The Lego Batman Movie Online
Watch Pirates of the Caribbean 5 Dead Men Tell No Tales Online
This post was very nicely written.


Wed Mar 01, 2017 9:38 am
Profile
Display posts from previous:  Sort by  
Post new topic Reply to topic  [ 7 posts ] 


Who is online

Users browsing this forum: No registered users and 1 guest


You cannot post new topics in this forum
You cannot reply to topics in this forum
You cannot edit your posts in this forum
You cannot delete your posts in this forum
You cannot post attachments in this forum

Search for:
Jump to:  
cron
Powered by phpBB © phpBB Group.
Designed by Vjacheslav Trushkin for Free Forums/DivisionCore.